AE3P - Associação Estrela de Três Pontas


Tive o meu primeiro contacto com esta Associação quando fui fotografar as actividades do Dia da Família AE3P. Fui sem grande noção do que seria, apenas sabia que era um evento de ginástica com pais e filhos. A verdade é que no fim do evento tinha uma opinião completamente diferente do que esperava, isto porque foi muito mais do que ginástica. 

Foi uma tarde de diversão, espírito de equipa, em que as crianças e as famílias conviveram de forma saudável e longe dum ecrã de TV, computador ou telemóvel, e sempre com um ambiente super animado e positivo. Havia desde netos a avós, mas tudo foi feito com tamanha sinergia e alegria que parecia não haver distinção de idades. Foi também uma forma das crianças mostrarem aos pais o que tinham aprendido e de sentirem orgulho nisso.

Numa altura em que o sedentarismo é gradualmente mais preocupante, em que bebés de colo começam a mexer num smartphone antes de saber sequer andar, penso que actividades e associações como esta desempenham um papel cada vez mais importante na sociedade. Por isto e muito mais, fui fotografar um dos treinos da AE3P e através duma pequena entrevista espero dar-vos a conhecer esta grande Associação:

- Como surgiu esta Associação?
A Associação Estrela de Três Pontas é fruto de um sonho de três pessoas: Pedro Serra, Joana Santos e Bruno Martins. Todos ex-ginastas da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, criaram este projeto para que as crianças da Covilhã pudessem ter contacto com um desporto cheio de competências físicas e valências sociais. Reconhecemos o nosso crescimento pessoal com este desporto e queremos ajudar a criar melhores pessoas: mais resistentes à frustração e com um espírito de empenho e alegria.



- Qual é a vossa formação e donde veio a vossa paixão pela Ginástica?
Ambos os treinadores, Joana Santos e Pedro Serra, têm formação pela Federação de Ginástica de Portugal (FGP), num processo que tem já 3 anos. Neste momento encontram-se a realizar o curso de treinadores de grau II de ginástica acrobática da FGP. Participaram também em várias ações de formação, tendo sido uma delas na Bulgária, numa ação desenvolvida pela União Europeia de Ginástica (Acro Training Camp).
A Ginástica Acrobática surgiu no desporto escolar, enquanto alunos da Escola Secundária da Frei Heitor Pinto. Foi uma semente que germinou depressa por ser um desporto tão emocionante e recompensador.



- Que oferta têm disponível na AE3P?
A AE3P disponibiliza treinos para crianças a partir dos 3 anos, numa estrutura organizada por
classes:
• Classe de motricidade (3 aos 5 anos) - Nesta classe, com duas turmas, as crianças dos 3 aos 5 anos ganham destreza e exploram sensações, num ambiente descontraído, estimulante e seguro;
• Classe Acro Formação (a partir dos 6 anos) - Trabalho em grupo e uma vivência mais próxima da ginástica acrobática para crianças a partir dos 6 anos. É aqui que nascem as futuras estrelas!
• Classe Acro Base (a partir dos 6 anos) - Música e ginástica numa união perfeita. A Acrobática de competição começa nesta classe, a partir dos 6 anos de idade. Rigor, empenho e dedicação, sempre com um sorriso;
• Classe Acro Elite (a partir dos 6 anos e com requisitos de entrada) - Com requisitos de entrada, os ginastas desta classe participam no campeonato nacional de Ginástica Acrobática. Requer-se experiência, força de vontade e garra.
• Classe de adultos (a partir dos 18 anos) – Um ambiente descontraído de reeducação postural. Na luta contra o sedentarismo!



- Qual o número de associados da AE3P?
Neste momento, a AE3P conta com 75 inscritos para a prática de ginástica acrobática.



- Quais as vantagens de praticar Ginástica numa associação federada ao invés duma que não o seja?
A prática de desporto federado garante seguro desportivo com a sua inscrição, a participação em competições e encontros a nível regional, nacional e internacional e um enquadramento legal pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, o que garante a competência e validade legal dos treinadores da AE3P.



- Existe algum valor a ser pago para se pertencer à AE3P? Se sim, qual?
Os valores das quotas mensais são estipulados de acordo com a classe a frequentar. Temos quotas que vão desde os 15 aos 40 euros.



- Quais os resultados mais relevantes que obtiveram até agora?
A época de 2016/2017 foi a primeira época competitiva da AE3P, com a participação de um grupo de 8 ginastas. Nessa época, foram alcançados três 2º lugares em competições regionais contra equipas que treinam mais de 14 horas semanais. Foi a primeira vez que a nossa região construiu uma equipa de ginástica acrobática, tendo participado nas especialidades de grupos femininos e par mistos.
No 3.º Encontro de Ginástica das Beiras, o evento organizado pela AE3P em que se mostra o trabalho de uma época, o espetáculo contou com campeões nacionais e mundiais do Acro Clube da Maia. Um momento inesquecível, quer para a plateia, quer para os ginastas que estiveram em contacto com eles.



- Por último, querem deixar alguma mensagem aos pais dos vossos futuros alunos?
Podem encontrar mais informações sobre a AE3P na nossa página web: www.ae3p.pt, por email: ae3p@ae3p.pt ou através do nosso facebook: www.facebook.com/AETRESP.
A AE3P aluga o ginásio da Escola Secundária Frei Heitor Pinto e os seus treinos respeitam o horário apresentado na nossa página web. Dado o volume de inscrições que temos vindo a receber, estamos a apenas algumas semanas de as encerrar, até porque é necessário criar grupos de trabalho. A classe de motricidade e de adultos serão as únicas a receber mais inscrições ao longo do ano.


Comentários