M.L. Sebastião - Yoga - Alfarrabista


Já tinha passado algumas vezes por esta loja na Rua Direita, mas ia sempre com pressa e acabei por não entrar. Espreitei, percebi mais ou menos o que era e achei que era capaz de ser interessante. O local da loja em si, esse já conheço desde garota, e vocês, se forem covilhanenses de gema ou se vivem pelo menos há 20 aninhos nesta bela cidade, também conhecem. Este pequeno mas acolhedor espaço foi a Nico, a lojinha da João que vendia vestuário de criança, lembram-se? Pois bem, agora é de novo uma pequena grande loja. A M.L. Sebastião (alfarrabista, aulas de yoga e workshops de origami) é uma loja diferente, com um conceito que ainda faltava na Covilhã, e ainda bem que já não falta.



A criadora deste projecto é a Sara Melancia, que desde 2012 decidiu que queria criar algo dela. Sempre gostou de ler mas diz que a chateava os livros serem tão caros. "Têm o seu valor, no entanto nem toda a gente consegue pagá-lo, ou seja, tem de haver opções para todos, mesmo para quem tem pouco dinheiro." A Sara defende portanto que a cultura se torna muito inacessível às pessoas com menos possibilidades, e tal não devia acontecer. Apesar de existirem Bibliotecas que vêm preencher essa lacuna, acha que as pessoas têm gosto em ter livros mesmo delas, e não apenas emprestados ou requisitados. Assim sendo, e tendo já visto esta ideia a funcionar noutros países, achou que cá havia poucas coisas do género e criou este projecto. "Porque não?"



Começou por vender os livros que já não queria, usando depois o dinheiro para comprar outros em 2ª mão e assim sucessivamente. Os livros são vendidos a um preço muito simbólico, havendo até uma secção da qual podemos levar 10 por apenas 5€ (!!!) e em média cada livro custa 3€, o que é extremamente em conta e simpático para a carteira. Tem ainda uma pequena secção de CD's, DVD's e vinis, que está empenhada em aumentar. 



E donde surgiu o yoga na M.L. Sebastião? A ideia inicial incluía apenas os livros, mas à medida que a Sara se foi desenvolvendo e interessando também pelo yoga, o projecto ficou realmente completo e foi quando, em 2015, decidiu investir nele. A Sara não quer ter apenas uma livraria, mas algo que reflicta a sua personalidade e forma de ser. Não quer que seja um projecto fixo e estagnado, quer que evolua e mude à medida que ela também o faz. Assim sendo, a última adição ao projecto foi então o origami, do qual dá workshops de tempos a tempos. Entretanto podem adquirir alguns bem giros directamente na loja, pessoalmente trouxe um coração (na 2ª foto abaixo) que serve como marcador de livros. Uma ideia diferente e super fofinha, até para oferecer!



Como novidade tem também as aulas de yoga e meditação online, através do seu canal no YouTube (no entanto podem encontrar algumas na página do facebook). Já dei uma espreitadela por alto e adorei, acabei por estar a trabalhar noutras coisas e a ouvir apenas os vídeos e até isso achei extremamente relaxante, pela forma como a Sara fala das coisas. Nunca experimentei, mas fiquei com vontade!



E não menos importante, o nome da loja também me intrigou e tive de perguntar qual era a sua origem. A Sara explicou que era a sua homenagem a uma mulher de garra que já faleceu. Alguém que a tocou e que merece ser reconhecida, uma mulher de grande valor. É também em sua homenagem a Coroa do logótipo da loja, como uma Rainha. Achei simplesmente lindo.



Por fim, se têm uma arrecadação ou prateleiras cheias de livros, CD's, DVD's ou vinis que já não querem, façam uma boa acção e doem-nos à M.L., a Sara agradece e é uma excelente forma de contribuirem para o comércio local. O que para nós já não tem utilidade, pode valer o Mundo para outra pessoa! Para saberem mais sobre as aulas de yoga podem enviar Mensagem Privada para o facebook da loja ou mesmo dar lá um saltinho. Estejam atentos esta semana a mais um pequeno mimo...



Comentários

Enviar um comentário