Biblioteca - Café Concerto


Desta vez fui visitar, na minha opinião, um dos espaços mais calmos e agradáveis da nossa cidade, Biblioteca - Café Concerto. Situa-se no edifício da antiga Biblioteca Municipal (foi também uma Escola Primária durante o Estado Novo), em frente ao Jardim Público, ao lado do Museu de Arte Sacra, sobre o qual já aqui falámos também.



Tudo começou quando Paulo Runa foi contratado para fazer a decoração dos espaços, tanto o do café como o do lado adjacente, Sede da Banda da Covilhã. Terminado o trabalho, o seu filho Pedro Runa viu aquele espaço pela primeira vez e ficou deslumbrado! "Gostei e apaixonei-me, imaginei-me a trabalhar aqui", disse o Pedro. Propôs então ao pai ficarem a explorar o espaço e conseguiram.



Assim nasceu um espaço diferente e acolhedor. É um café/bar que se destaca pela excelente decoração, inspirada na música, instrumentos musicais e grandes compositores. Podemos ainda ver as antigas estantes da Biblioteca, onde tanta vez fui requisitar livros quando era miúda. Boas recordações...


Destaca-se também por não permitir que se fume no interior (sendo eu não-fumadora, é um grande ponto a favor, respirar num sítio cheio de fumo e chegar a casa com aquele cheiro terrível na roupa e no cabelo não é nada agradável) e por não ter televisão, coisa que hoje em dia não é muito usual, mas acaba por permitir que as pessoas socializem mais, em vez de estarem coladas na TV.



Tem, no entanto, Wi-Fi gratuito, que dará muito jeito se quiseres passar por lá uma tarde a trabalhar no portátil, num ambiente calmo e sossegado. Evidencia-se ainda por ter uma grande variedade de cafés, por isso "coffee lovers", tomem nota deste "spot". Para além disso, por vezes também se organizam Cafés Literários neste espaço.



Em suma, é um sítio onde sabe bem estar, onde podemos pôr conversa em dia com um amigo, sem a confusão típica de bares, ou apenas desfrutar dum chá quentinho numa tarde de Inverno. No Verão, podemos ainda contar com uma simpática esplanada. Não deixem de visitar mais um espaço no coração da cidade!

Comentários