Rogélia Proença


Tive o prazer de conhecer a Professora Rogélia (Rogélia Maria Proença) quando me deu aulas de Francês no 3º ciclo. Nunca foi a minha disciplina favorita, mas sempre admirei a paixão com que a Professora dava as aulas. Passados os anos e tendo eu agora um blogue que fala sobre o melhor da nossa terra, lembrei-me que também tinha de ter aqui um espacinho para a Professora Rogélia, hoje também uma escritora premiada.


Diz a Professora que sempre fez da escrita refúgio, já desde os tempos em que estudava Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade de Coimbra. À medida que ia estudando, dava por si a pensar "isto ficava bem na citação inicial do meu livro...", por isso o bichinho pela escrita esteve sempre presente, um sonho à espera de ser realizado.

"Um escritor que não reflita sobre a sua era, o seu tempo, não está a fazer o seu papel." - Rogélia Proença

Foi depois do incêndio de 2013 na nossa Serra da Estrela que a sua revolta foi tanta que tomou uma decisão. Desde sempre que o seu pai lhe incutiu respeito e apreço pela Mãe Natureza, a noção de que "nós somos como uma pinha, uma árvore, estamos todos conectados e dum momento para o outro podemos não estar aqui." E portanto, presenciar tamanho terrorismo foi a gota de água que a fez decidir tentar publicar, finalmente, o seu trabalho, já que este fala tanto do paraíso que é a Serra da Estrela e a Beira interior.


Decisão tomada, e querendo também fazer uma surpresa às pessoas que amava, contactou então com uma editora que depressa lhe disse que o seu trabalho tinha qualidade para ser publicado. E foi assim que surgiu em 2013 o lançamento de dois pequenos livros de poesia, "Um Amor Que Vence Chronos" e "O Livro dos Silêncios". Estes fazem parte duma trilogia que se completou em 2014 pelo livro "Pó de Estrelas". Seguiram-se "Papel de Seda" em 2015, "O Avesso dos Dias" em 2016, com o qual venceu recentemente o Troféu Literatura 2017, em 2017 "uma antologia de três géneros literários (contos, texto dramático e ensaios), textos tecidos pelo fio da memória e que têm sido muito bem acolhidos pelo público leitor de várias idades" chamada "O Mago das Palavras" e por último "Pedras de Ouro" no ano actual. 


Podem adquirir os livros na Bertrand Online, na Rota do Livro, na Wook, alguns exemplares estão ainda n'A Tentadora e agora poderão também adquiri-los na nossa Loja no facebook! Volto a repetir, que caso tenhas também produtos da região que gostasses de vender aqui, envia Mensagem Privada para a página ou e-mail (atcovilha@gmail.com).


Em breve, a Professora Rogélia participará também numa Tertúlia de Escritores (dia 23 às 17h) no espaço da ASTA no Festival da Cherovia (21 a 24 de Setembro). "Como divulgação e meio de levar o público leitor ao Centro Histórico da cidade, que curiosamente foi onde eu nasci. Costumo dizer que nasci mesmo dentro do Castelo!", disse em tom de brincadeira. Mas honestamente falando, não percam esta oportunidade de conhecer esta escritora da nossa Covilhã! 


Em jeito de conclusão e por curiosidade, o local escolhido para fazer estas fotos e pequena entrevista foi o Parque de Merendas logo na subida da Serra da Estrela, por ser um dos locais preferidos da Professora Rogélia e de forma a "traduzir esta harmonia entre o ser, o espaço e a literatura". Da minha parte, foi sem dúvida uma manhã muito bem passada, num local extremamente calmo e inspirador!


Comentários