Banda da Covilhã


Desta vez fui visitar as instalações da tão conhecida Banda da Covilhã, sediada no edifício da antiga Biblioteca Municipal. A Banda faz paredes meias com a Biblioteca - Café Concerto (pertencente também à Banda da Covilhã, mas alugada a Pedro e Paulo Runa) já aqui falado também no blogue.
"A Banda da Covilhã – Associação Recreativa Musical Covilhanense é uma associação sem fins lucrativos fundada no ano de 1870, reorganizada em 1 Dezembro de 1944 na Covilhã, Distrito de Castelo Branco. Tem como lema “Onde a música inspira os mais novos”, com base em dois conceitos fundamentais: aprender música de uma forma solidária, e descobrir talentos na música, como factor de um crescimento saudável, integrador e pilar na construção de uma personalidade vencedora. A missão é contribuir para o desenvolvimento cultural, social, psíquico e motor das crianças e jovens desfavorecidos, combatendo e prevenindo o insucesso escolar, estimulando valores como a amizade e o companheirismo, contribuindo assim para mais educação e cultura." @Banda da Covilhã


Estive à conversa com o Professor Eduardo Cavaco, Director da Banda da Covilhã:

- Sendo que a sua área profissional não está ligada à música (Prof. Doutor na FCS - UBI), donde surgiu esta paixão pela Banda da Covilhã?
Não é uma paixão pela Banda da Covilhã, é uma paixão pelas filarmónicas e tudo o que elas representam. Desde tenra idade que estou ligado às bandas. Iniciei os meus estudos na Banda dos "Amarelos" em Moura no Alentejo, terra onde nasci. Ainda hoje, passados 35 anos depois da primeira saída, sempre que posso pego no clarinete e toco. A Banda da Covilhã foi dar continuidade a esse trabalho de dignificar, promover e valorizar o trabalho que as bandas filarmónicas desempenham no panorama musical, cultural e muito importante na vertente social. 

Dr. José Luis Pimentel - 1º Sócio Honorário da Banda da Covilhã (esq.) e Prof. Eduardo Cavaco - Director da Banda da Covilhã (dir.)


- Quantas pessoas (aproximadamente) estão envolvidas neste projecto?
O projecto neste momento envolve cerca de 150 pessoas, podendo nalguns casos ultrapassar as duas centenas. Um dos nossos pilares, é procurar envolver os pais e a comunidade onde estamos inseridos. 



- Quantos sócios tem a Banda neste momento? Como me poderei fazer sócia e quais as principais vantagens?
A Banda tem 800 sócios, alguns deles com uma fidelização de mais de 50 anos. Basta ir à secretaria e preencher a ficha de sócio. As vantagens são muitas: vão desde a possibilidade de poder ter os filhos na Academia de Música da Banda da Covilhã, no ballet, usufruir das renovadas instalações, participar em concertos, entre muitas. 



- Para além da Banda da Covilhã, há que destacar a Academia de Música. Qual a oferta de disciplinas do ano lectivo que se aproxima?
A Academia de Música é principal aposta desta casa. No próximo ano musical uma das novidades é a introdução de conteúdos associados à música numa disciplina de criatividade. Ao mesmo tempo abrimos vagas em todos os instrumentos de sopros (flauta, clarinete, saxofone, fagote, oboé, trompete, trompa, tuba, trombone, eufónio) e percussão (bateria, marimba, xilofone, vibrafone, caixa), canto, piano, violino e ballet. 



- Fora a parte da vertente musical, que outras actividades podemos encontrar na Banda da Covilhã?
A Banda da Covilhã é co-organizadora e fundadora do Festival da Cherovia (este ano na sua 10ª edição); o programa dos santos populares "Até os Santos Dançam" durante o mês de Junho no Jardim Público, férias temáticas na sua sede e no Jardim Público, ciclos de cinema, programação cultural, actividades para os mais jovens, entre outras. 



- Sendo a Banda da Covilhã uma instituição tão dinâmica, quais as actividades a destacar num futuro próximo?
No futuro próximo temos o arranque do ano musical na Academia de Música, já a partir do dia 11 de Setembro (as inscrições estão abertas), a co-organização de mais uma edição do Festival da Cherovia (de 21 a 24 de Setembro) no centro histórico da cidade, e as comemorações do dia mundial da Música a 1 de Outubro. Ao mesmo tempo a banda abrilhanta as festas em honra N.ª Sr.ª das Preces no Sarzedo - Covilhã (9 e 10 Setembro) e em honra St.ª Eufémia em Quadrazais - Sabugal (15 e 16 de Setembro).  



Comentários