Museu de Arte Sacra


Lembro-me de ouvir dizer que iam fazer um Museu no antigo edifício da EPABI, edifício esse onde tive desde 1998 os ensaios do Coro dos Pequenos Cantores da Covilhã, dirigido pelo Maestro Luís Cipriano. Guardo muitas e boas memórias dessa altura, pelo que fiquei muito feliz por ver o edifício com outro óptimo propósito. E eis que, depois de passar inúmeras vezes pelo Museu sem nunca entrar, achei que estava na altura de o juntar à lista deste blogue.


"Encontra-se instalado num edifício com projeto de Raul Lino, que serviu de residência a Maria José Alçada que o ofereceu à cidade para ali funcionarem serviços de cariz cultural.
(...) Apresenta coleções de pintura, escultura, metais, ourivesaria e paramentaria. (...) Destacam-se peças emblemáticas para a história da cidade como o Relicário do Santo Lenho que se guardava na igreja de Santa Maria, ou a imagem de Cristo Deposto oferecido no século XVI por João Fernandes Alvares Cabral ao Convento de S. Francisco. É ainda de destacar, a existência de peças singulares como a imagem de Nossa Senhora das Almas ou o Menino Jesus da Cartolinha.
Além das salas de exposição permanente, o Museu tem também uma sala e pátios exteriores onde se realizam exposições temporárias." @CM Covilhã


É um Museu muito interessante e bem conseguido que vale a pena visitar, independentemente da nossa religião. É mais um pedaço de Cultura, que se encontra em pleno coração da cidade, mesmo em frente ao Jardim Público. De referir que a entrada é gratuita, não havendo portanto motivo algum para não dar uma espreitadela. 



Como referido no excerto acima, o Museu possui também dois locais para exposições temporárias. Aquando da minha visita, e até 22 de Julho, encontra-se na sala de cima "O Sagrado no Figurado de Barcelos" de Mina Gallos. Adorei, sem dúvida, e aconselho a ficarem atentos a exposições futuras (tal como esta, serão divulgadas no nosso Facebook e Instagram).



Para terminar, fiquei surpreendida ao saber que neste espaço também decorrem aulas de Yoga às 5ªs, das 10h às 11h. Caso estejam interessados, o melhor será dirigirem-se ao Museu de Arte Sacra e aproveitarem para fazer uma visita! O horário de funcionamento é de 3ª a Domingo das 10h às 18h.

Comentários