CINCO Atelier


Entrei a primeira vez no CINCO numa das noites do Festival da Cherovia no ano passado e lembro-me de ter achado o espaço giríssimo, adorei a decoração diferente e acolhedora. Foi então que, no seguimento dos posts das lojinhas no Centro Histórico, lá regressei para conhecer um pouco mais da sua história.



Este Atelier é o local de trabalho da Joana e da Ana. A Joana é da Covilhã mas estudou em Lisboa, a Ana é de Braga mas estudou cá e por aqui ficou desde há 20 anos, e foi exactamente numa feira em Braga que se (re)conheceram e tudo começou. Com gostos idênticos mas ao mesmo tempo vivências e estilos diferentes, acabam por se ajudar mutuamente nos seus projectos.



"CINCO é um atelier, um espaço de trabalho onde se desenvolvem projectos em áreas como a Arquitectura, Design de Interiores, Design Gráfico, Artesanato e Moda. Destacamo-nos pela dinamização e divulgação de diversos eventos e actividades como workshops e exposições, entre outras, promovendo uma rede de cooperação e partilha entre profissionais, aproveitando o espaço envolvente nomeadamente o Largo de Nossa Senhora do Rosário. Os CINCO sentidos estarão presentes neste atelier no aroma das nossas flores frescas, no sabor de um chá acolhedor, no toque dos tecidos, nas cores e formas das peças dispostas e no som da nossa alegria acompanhada sempre por uma boa banda sonora." @CINCO Atelier



O CINCO surgiu pela necessidade de terem um espaço onde pudessem desenvolver os seus trabalhos e projectos individuais, nas áreas de Design Têxtil e Gráfico (Ana Gonçalo) e Arquitectura e Design de Interiores (Joana Sena), como referido no excerto acima. Mais uma vez, o Centro Histórico e a sua calma e envolvência com os Covilhanenses falaram mais alto na escolha do local. O Atelier nem sempre foi como se encontra, tendo sido remodelado para se tornar o espaço inspirador que agora é.



Neste espaço podemos frequentar workshops que visam dar a conhecer a arte que se praticava antigamente e de forma a não deixar morrer estes saberes preciosos, adquirir os produtos artesanais expostos, solicitar serviços numa das áreas da Joana e da Ana ou ainda consultar um dos muitos livros que o Atelier dispõe. Caso sejas conhecedor de alguma arte artesanal, podes sempre contactar o CINCO e quem sabe não sejas um dos escolhidos para realizar também um workshop.



Sendo um Atelier, um local de trabalho, tal como o Alguidar, não tem horário definido. Em todo o caso, sempre que a Ana e/ou a Joana lá se encontrarem a dar vida aos seus trabalhos, são sempre bem-vindos a entrar e espreitar o mundo encantado do CINCO.



Podemos encontrar desde pequenas peças de cerâmica, a bijuteria, bolsinhas, venda de fios de lã e outros, autocolantes decorativos (os "Mimis", adorei! É uma forma mesmo gira de personalizar as paredes das nossas casinhas, escritórios, lojas...), amostras de tecidos e carpetes, almofadas e outros artigos (alguns do Alguidar, do post anterior) entre outras coisas.



Outro espaço que valoriza o nosso Centro Histórico e que já faz parte da "família" dos moradores ali à volta. E, mais uma vez, não nos esquecemos de vocês e em parceria com o CINCO oferecemos um desconto exclusivo de 10% nos workshops realizados até ao final do ano. Aproveitem que valerá a pena de certeza!


Comentários