Alguidar


Reparei pela primeira vez no nome "Alguidar" quando andava a navegar nos álbuns da ValiCe e me apareceu a página nas sugestões. Chamou-me à atenção e cliquei para ver se era na Covilhã e onde ficava exactamente. "É na mesma rua da ValiCe, tenho de ir espreitar também", comentei eu. 


"ALGUIDAR cria produtos de decoração de interiores usando unicamente malha. As malhas são desenvolvidas pela marca através de técnicas tradicionais e com combinação de matérias primas naturais, dando forma a artigos únicos e de design contemporâneo." @ALGUIDAR


É num pequeno e recente atelier que Rui Lopes (Design Têxtil, UBI) e Liliana Ribeiro (Design de Vestuário, UBI) produzem as peças Alguidar em algodão e lã, tricotadas em tear manual. Disse o Rui que a sua mãe sempre tricotou roupa para os familiares e amigos, e assim ele cresceu também com o bichinho da malha.  De forma a valorizar o que a Covilhã tem de melhor, todos os fios utilizados são de produtores locais, uma iniciativa de louvar! 



Há 1 ano que andavam a participar em mercados em Lisboa e Aveiro, tendo sido posteriormente contactados para vender as suas peças em lojas. De momento podemos encontrar a marca à venda n'A Desconfiada (Aveiro), Casa Mãe - Concept Store (Lagos), Flores - Creative Concept Store (Porto), mercados nacionais (datas e locais são divulgados no facebook e instagram da marca) e via e-mail (entrega ao domicílio). Em breve terão Site e Loja Online. 



Toda a produção era feita em casa do casal, que começou a sentir necessidade de ter um espaço dedicado às malhas e decidiram então procurar no Centro Histórico da nossa cidade o seu novo cantinho. Foi a primeira loja que viram e foi amor à primeira vista. E assim foi, que há 2 meses se mudaram para o novo atelier Alguidar. No centro, porque queriam sentir a envolvência com as pessoas que só lá existe e que cada vez mais é procurada, e ainda bem! 



Mas porquê o nome "Alguidar"? Porque tal como um alguidar é um objecto tradicional em todas as casas, também este novo "Alguidar" o será nas vossas. Achei uma ideia super engraçada e original e interessante contar-vos também. Não sendo este o seu trabalho a full-time, nem sempre se encontram no atelier, sendo que se quiserem visitar ou adquirir os produtos lá expostos é melhor contactarem previamente.



E como gosto de ter sempre um miminho para os meus leitores e o Rui e a Liliana também, durante o mês de Agosto, apresentando este Voucher (em formato digital ou em papel) terão 25% de desconto em compras Alguidar num valor igual ou superior a 50€! Produzem almofadas, mantas, abajures, pufes e outros, e fazem ainda peças personalizadas. 


Aproveitem mais um espaço que vale a pena visitar no Centro Histórico da nossa Covilhã.

Comentários